terça-feira, 7 de junho de 2011

Técnica, práxis e poética

Sim, a arte é um meio de expressão. Mas a arte não se limita a "extravasar emoções". A arte-educação vai muito além disso. Percebemos em algumas escolas que a disciplina de artes se limita a um "laissez-faire", um 'deixar fazer qualquer coisa', sem orientação, sem propostas, sem propósitos, sem contexto, sem leitura, sem criatividade, sem poética e sem técnica.
*Técnica, Práxis e Poética é um conceito idealizado pelo artista plástico Evandro Carlos Jardim.


Nessa proposta de atividade, apresentaremos à criança um pincel de nome "fude", de origem oriental, e que exige conhecimentos técnicos para ser usado.
Não podemos simplesmente deixar um pincel na mão da criança para que ele seja usado.
É preciso saber quais são as características daquele material.
Como ele pode ser melhor utilizado?
Como ele deve ser manuseado?
Em quais superfícies ele pode ser usado?
Como o pincel deve ser lavado?
Como o pincel deve ser guardado?
São muitas perguntas que precisam de respostas...
Não subestime a criança! Aliás, é necessário que ela entenda que tudo tem um processo.

Um pincel "fude"

Antes da utilização do pincel, veremos alguns vídeos da prática de pintura com o pincel.
O Sumi-ê é um tipo de pintura realizada com esse pincel. É composta de poucos e rápidos traços. 
Com o mesmo pincel podemos ter traços de fina e grossa espessura.


Vídeo de pintura sumi-ê de uma libélula.

Com o vídeo é possível perceber como são feitas essas linhas. Usando somente a ponta, temos um traço fino. Usando todo o pêlo do pincel, é possível obter um traço grosso.
Para isso, praticaremos com as crianças primeiro com um lápis. Faremos uma escala de cor que irá do preto ao branco, controlando apenas a pressão do lápis sobre o papel.
Em seguida, praticaremos traços longos, de ponta a ponta de uma folha, sem interrupções, para melhorar o controle do traço.
Depois das práticas com o lápis, é possível partir para o pincel.
Praticaremos com o pincel traços finos e grossos.


O pincel parece dançar no papel ao escrever os caracteres japoneses.

Depois, partiremos para a experimentação no papel com desenhos simples.


Para terminar a atividade, ensinaremos como lavar o pincel para guardá-lo adequadamente. Quanto melhor cuidamos de qualquer material, mais ele dura e poderá usado por mais tempo...

2 comentários:

  1. Oi Cíntia!

    Passando pelo blog e dar umasdicas. Parabés pelo design escolhido que tem tudo a ver com o tema. e também pelas postagens. Esse vídeo da postagem está um pouco grande. Para deixá-lo ajustado, entre no html da postagem e reduza a proporção , até voc~e acertar o tamanho. Podes olhar no html do outro video anterior que ficou bom. Beijo!

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  2. Oi, Marli!
    Obrigada! Já arrumei o vídeo! =)

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