segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ferramentas Web 2.0

Analisando Ferramentas Web 2.0
Uso do blog como recurso didático - 2011
NISHIDA, Cíntia Yuri.
1 – Descobrindo o Flickr
O Flickr é um serviço de armazenamento e compartilhamento de imagens e vídeos. Permite a interatividade entre usuários por meio de comentários, marcação de favoritos e o sistema de busca por tags, locais ou grupos.
A entrada na sistema  já apresenta um “mini-tutorial”, com explicações sobre seus conteúdos e ferramentas e instruções para os primeiros passos no Flickr.

O Flickr possui ainda a guia “Explorar”, que oferece recursos para ajudar a interação entre os usuários do serviço, permitindo que você encontre imagens pela data ou local de publicação, a câmera utilizada, a inserções mais recentes e as fotos em destaque.
É possível também se juntar a um detrminado grupo e compartilhar e comentar as fotos de determinados assuntos ou tema proposto.

O Flickr pode ser utilizado como recurso didático na arte-educação, com orientação do educador, para que os alunos o utilizem como portfólio e fonte de pesquisa e descoberta de imagens e trabalhos de pessoas do mundo inteiro, com experiências e contextos diferenciados. Ainda, pode ser um instrumento valioso para a auto-avaliação do estudante.
Portfólio e educação
Portfólio é um conjunto de trabalhos organizado com um propósito específico e dentro de um contexto, que demonstra conhecimentos e capacidades alcançados dentro de uma determinada trajetória de aprendizagem e desenvolvimento.
“No se trata sólo de plasmar lo acontecido, sino de construir – en diversos formatos – un producto público que dé cuenta narrada de lo vivido.” (HOYUELOS, 2007, p 06)

Artistas, designers, fotógrafos, arquitetos, entre outros, utilizam o portfólio como forma de apresentação de seu trabalho, mostrando os momentos mais significativos de seu percurso oferecendo ao mesmo tempo uma visão global do mesmo. (HERNANDEZ, 2000, p 165)

Na educação, o portfólio é utilizado como instrumento de avaliação não somente dos alunos, como também de professores, baseando-se na natureza evolutiva da aprendizagem. Por meio da construção do portfólio é possível que o aluno ou professor selecionem os elementos que farão parte de sua apresentação, refletindo assim sobre seu processo de desenvolvimento, permitindo também que o aluno sinta a aprendizagem como algo próprio.
“A função do portfólio se apresenta assim como facilitadora da reconstrução e reelaboração, por parte de cada estudante, de seu processo ao longo de um curso ou período de ensino.” (HERNÁNDEZ, 2000, p 165)
A realização do portfólio é uma atividade constante que contém em si a identidade do aluno enquanto construtor de seu próprio desenvolvimento ao longo de uma trajetória.  O aluno ganha uma consciência pessoal e reflete sobre o processo de autoavaliação enquanto organiza seus trabalhos, ganhando também a oportunidade de invenção e criatividade, incorporando novidade e desafio, monitorando seu próprio processo.

“Al narrar construimos una trama de sentido tanto para los niños como para nosostros mismos. En la documentación debemos, com rigor, dar datos veraces de lo acontecido, pero al mismo tiempo supone construir una narración comprensible para otro – el espectador activo – de lo vivido.” (HOYUELOS, 2007, p 08)

Ferramenta de avaliação para o professor, permite que haja acompanhamento sobre o processo de aprendizagem, integrando em apenas um suporte diferentes tipos de documentos e materiais, acompanhadas da reflexão do próprio aluno, uma vez que a montagem do portfólio gera um compromisso do estudante com as atividades dentro de um tempo significativo.

Entretanto, como um portfólio reúne uma variedade tão complexa de elementos a serem avaliados, é de extrema importância que o professor deixe claro aos estudantes quais seus propósitos, as inserções de notas e reflexões, cabeçalhos que dêem sentido ao trabalho, metas e os critérios e o olhar que usarão para julgar, antes mesmo de aplicar as atividades e montar o portfólio. (HERNÁNDEZ, 2000)

2 – Explorando o Facebook
O Facebook é uma rede social que permite inúmeras interações entre usuários, entre elas compartilhamento de informações, links e imagens, divulgação de eventos, enquetes, bate-papo, envio de mensagens e debates em grupos temáticos.
Página do grupo “Refletindo sobre educação”

Além dos grupos, é possível também criar páginas que divulgam suas atualizações a todos que “curtirem” a página e manter informados todos que acompanham o assunto de seu interesse.

Página de um artesão que trabalha com trançado em fibra de coqueiro.

Redes sociais e educação
A geração Y, como é chamada a geração que é cercada por tecnologia e acostumada a tarefas múltiplas, cresceu com a internet e é bem familiarizada com esse meio. Ao complementar a educação com recursos tecnológicos, os alunos deixam de ser meros consumidores desse meio e passam a refletir, interagir e organizar toda a informação que recebem.
Assim, ao invés de apenas participarem das redes sociais para comunicação e jogos, os estudantes podem ser geradores de conteúdo e o Facebook pode ser melhor explorado como recurso para a construção de conhecimento.

“Além disso, pode estimular para que os agentes pedagógicos tradicionais da escola se manifestem também como atores sociais e não apenas como elementos da ‘máquina de ensinar’. O professor precisa deixar de ser o centro do poder dentro da sala de aula e tornar-se um mediador de experimentação do mundo.” (FAUSTINI, 2009, p 27)

Pessoas podem encarar a internet, pela primeira vez, como algo que estamos construindo juntos.
Referências bibliográficas
Facebook: www.facebook.com
FAUSTINI, Marcus. Práticas inovadoras – Novas práticas. In: Salto para o futuro – Cultura urbana e educação. Rio de Janeiro: TV Escola/Ministério da Educação, Ano XIX, n. 05, maio, 2009.
Flickr: www.flickr.com
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: ArtMed Editora, 2000.
HOYUELOS, Alfredo. Documentación como narración y argumentación. In: Periódico Aula de Infantil. Barcelona: Editorial Graó, n. 39, setembro, 2007.
ROSENBERG, Scott. Say Everything. Nova York: Three Rivers Press, 2009.

2 comentários:

  1. Gostei do post Ci..
    Vc saca bem de Facebook? queria criar uma pagina , mas sem deixar a minah de pessoal. Pois tenho ideia de trbalhar via Ustream por dentro do Facebook.

    Abs,
    Fernando

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  2. Gostei das considerações sobre o trabalho com portfólio e com o Flickr, que eu pouco conheço por usar mais o Picasa.
    O visual do seu edublog também está bacana. Parabéns!

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